Pararreurbanologia. É a especialidade da Conscienciologia que estuda as técnicas, o maximecanismo assistencial e os efeitos das reurbanizações multidimensionais (reurbex e reurbin) neste planeta. É um sub-campo científico da Assistenciologia.

Assistenciologia. É a especialidade da Conscienciologia aplicada às técnicas de amparo e auxílio interconsciencial, notadamente para a consciência considerada “inteira”, holossomática e multimilenar com vistas à holomaturidade. O trabalho de solidariedade lúcida entre as consciências no caminho para a megafraternidade.

Reurbanização. É o ato, processo ou efeito de se reurbanizar; urbanizar de novo, ampliando, reorganizando o espaço urbano; dotar um determinado espaço de infraestrutura para que se tenha melhores qualidades de vida; dotar uma região carente de infraestrutura, garantindo o desenvolvimento humano das cidades.

Reurbin. A reurbin, ou reurbanização intrafísica, é a mudança para melhor dos ambientes e comunidades intrafísicas, através de uma reorganização dos espaços urbanos degradados, carentes e / ou patológicos, eliminando guetos e ambientes estigmatizados, dotando a região de infraestrutura, melhorando a qualidade física, ambiental e social dos ambientes, e edifícios restaurados. Resulta na melhoria da qualidade de vida de seus moradores e consequentemente na sua autoestima, por vezes gerando turismo urbano, ecológico e/ou cultural, fluxos migratórios e, especialmente, gerando oportunidades para recins e recex.

Reurbex. A Reurbanização extrafísica (reurbex) é a mudança para melhor dos ambientes e comunidades extrafísicas doentias, anticosmoeticamente degradados, patrocinada pelos Serenões, com a finalidade de higienizar o holopensene intrafísico das áreas das Socins sobre as quais exercem influência antievolutiva e deletéria para a Humanidade (Homo Sapiens Reurbanisatus – Pág. 245).